quinta-feira, 12 de setembro de 2013

O desperdício de alimentos é a Terceira maior fonte Mundial de Emissões de Gases de Efeito Estufa


O desperdício de alimentos é a Terceira maior fonte Mundial de Emissões de Gases de Efeito Estufa
Um estudo recente da Organização para Alimentação e Agricultura da ONU (FAO) estima que os 1,3 bilhões de toneladas de alimentos descartados em todo o mundo são responsáveis de mais emissões de gases de efeito estufa do que aqueles emitidos por qualquer outro meio, inclusive veículos, exceto na China ou os EUA. O estudo leva em conta a energia, água e produtos químicos utilizados tanto para a produção de alimentos quanto para sua eliminação, num total de cerca de 3,3 bilhões de toneladas de dióxido de carbono a cada ano.
Todo esse desperdício alimentar em países industrializados é devido aos consumidores que compram muita comida e jogam fora o que não comem. Já nos países em desenvolvimento, o problema não é que as pessoas têm mais comida do que pode comer é sim o que elas não têm instalações adequadas para armazenamento de alimentos e por praticar técnicas agrícolas ineficientes. Com a população mundial continua aumentando ano a ano, cortar o desperdício de alimentos, não só reduziria as emissões de gases de efeito estufa, mas poderia ajudar a evitar uma eventual escassez de alimentos nas próximas décadas.
As sugestões do FAO para reduzir o desperdício de alimentos em todo o mundo é ter início nos produtores em países em desenvolvimento, melhorando a colheita, resfriamento, embalagem e métodos que reduzem o desperdício com mais investimentos nessa área. A partir daí, melhorias no transporte o que permite que o alimento chegue ao consumidor de forma mais eficiente.
As soluções propostas para os países industrializados são mais simples, os consumidores devem ser encorajados a comer pequenas porções e gerar restos de comida, enquanto as empresas podem doar o excedente de alimentos para instituições de caridade . Encontrar alternativas para resíduos de alimentos não acabarem em aterros sanitários também pode reduzir as emissões de efeito estufa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário