sexta-feira, 25 de outubro de 2013

A diferença entre Biodegradáveis ​​e Compostáveis


Compostagem e Biodegradação
Graças a consciência “verdadeiramente” ecológica de muitas empresas, muitos materiais que compõe as embalagens e mesmo os objetos estão se tornando biodegradáveis e compostáveis. É claro que aqui no Brasil, devido as nossas leis antigas e impostos altos, isso não acontece. Mas em países civilizados as coisas são diferentes, tando os governos quanto a população tem como objetivo a redução do lixo e  redução da pegada de carbono, fazendo com que as empresas mudem seu posicionamento, revejam seus conceitos, diminuindo os resíduos, fazendo embalagens menores, recicláveis, biodegradáveis e até compostáveis. Atualmente nos EUA a tendência são os compostáveis como as embalagens e objetos que podem ser colocados diretamente em composteiras, isso vem com a idéia de ter uma horta em casa, mesmo que seja as micro, mini e  tem também as composteiras públicas que já estão disponíveis em alguns municípios americanos.

Qual a diferença entre biodegradável ​​e compostável

Apesar dos nomes serem bem diferentes, eles tem praticamente funções iguais,  mas isso não quer dizer que um produto  biodegradável seja bom para a natureza ou que um produto compostável é apenas feito para ser colocado em um compostor (sistema de compostagem). Veja abaixo a diferença entre biodegradáveis ​​e compostáveis.

O que é Biodegradável

Biodegradável é simplesmente tudo o que é natural o suficiente para se degradar, desfazer, apodrecer, de maneira fácil e natural, e se tornar parte da terra novamente, sem causar problemas ou deixar qualquer resíduo. O biodegradável  é capaz de ser decomposto por agentes biológicos, especialmente bactérias.

A Biodegradação e Biodegradabilidade

Biodegradação pode acontecer durante um período de dias ou milhares de anos, isso é que faz a diferença entre o que é “bom” ou “ruim” para o ambiente. O mais natural é o item mais rápido ele vai biodegradar rapidamente e desaparecer.  Um exemplo é a casca de banana, ela nunca irá se biodegradar em um aterro sanitário, mas em 2 semanas irá desaparecer  em uma compostagem de quintal , uma questão de dias em um compostor industrial e de algumas semanas se jogada no mar.
Já as sacolas descartáveis de plástico nunca irão se biodegradar em um aterro sanitário, levariam um tempo desconhecido  em uma compostagem caseira ou  industrial. Mas no mar, como sabemos o plástico é de muito difícil decomposição, tanto assim, que  ele passa pelo processo de fotodegradação, quer dizer que ele quebra em pedaços menores e se transforma em uma ilha de lixo que vai durar centenas de anos.

O que é  Compostável

Produtos compostáveis ​​são como os produtos biodegradáveis, mas muito  melhores para a natureza,os produtos compostáveis  são  ricos em nutrientes que são liberados no solo, tornando os produtos compostáveis  melhores para o meio ambiente. O tempo de desagregação de um produto compostável  pode variar de um mês a seis meses, gerando um material estável e rico em nutrientes minerais para a terra.
Estes produtos devem ser capazes de se tornar um composto utilizável  em um  sistema de compostagem adequado ou composteira, ou em uma pilha de composto. Este composto pode então ser utilizado para jardinagem e hortas, sem o problema de contaminação por produtos químicos, pesticidas ou metais pesados.

fonte: http://www.vidasustentavel.net/meio-ambiente/diferenca-biodegradaveis-%E2%80%8B%E2%80%8Be-compostaveis/  tags# desentupidora bh,desentupidora em bh,desentupidora em betim,limpa fossa
http://www.desentupidoraembh.ind.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário