Empresa é acusada de deteriorar pirâmide mais antiga do mundo
Ativistas egípcios acusam companhia contratada pelo governo de alterar a arquitetura original da pirâmide e ameaçá-la de desabamento
fonte;http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/empresa-e-acusada-de-deteriorar-a-piramide-mais-antiga-do-mundo
A pirâmide foi construída entre os anos 2686 e 2613 a.C. (Thinkstock)
"Novas paredes e estruturas foram erguidas fora da pirâmide de Zoser, como se ela fosse uma construção nova. Isso não segue os padrões internacionais de restauração, que impedem substituir 5% da construção original", disse ao jornal Egypt Independent o ativista Amir Gamal, do movimento Non-stop Robberies, dedicado à preservação do patrimônio egípcio. "O acréscimo de novas paredes coloca muita pressão sobre uma pirâmide em ruínas, o que ameça seu desabamento."
Leia também:
Restauração da pirâmide mais antiga do mundo será retomada
Pirâmide de vizir de Ramsés II é encontrada em Luxor
A Shurbagy, empresa responsável pela obra, é conhecida por criar construções modernas em sítios arqueológicos. Ela tem nove anos de existência e nunca completou nenhum dos projetos no qual esteve envolvida, de acordo com Gamal.
A pirâmide de Zoser já estava sendo restaurada antes de a Shurbagy assumir a obra. Em 2012, porém, a restauração foi cancelada porque o governo alegou falta de verba. Construído entre os anos 2686 e 2613 a.C. como tumba do faraó Zoser, o monumento está localizado no sítio arqueológico Saqqara, que cobre uma extensão de 7 quilômetros quadrados.
tags# desentupidora
Nenhum comentário:
Postar um comentário